domingo, 7 de setembro de 2008

Ouricuri





















Presente em alguns povos, como os fulni-ô, kambiwá e pipipã, o ritual representa um retiro religioso para os índios. A prática é realizada secretamente e, diferentemente de outros rituais, não permite a participação do não índio. No caso dos fulni-ô, de Águas Belas, o ouricuri acontece todos os anos entre os meses de setembro, outubro e novembro. Até quem mora longe comparece ao evento. Durante 90 dias, todos os índios se mudam para a aldeia Ouricuri, lugar considerado sagrado por eles. Poucas informações são divulgadas sobre o que acontece no local durante o evento. Sabe-se, por exemplo, que as relações sexuais e a ingestão de bebidas alcóolicas são proibidas. Existe um juazeiro sagrado (foto), utilizado para fazer promessas. Muitos atribuem ao ritual a força de união do povo. Os kambiwá e pipipã realizam o ouricuri na Serra Negra, em Floresta. Devido a conflitos entre os povos, os kambiwá passaram dois anos sem ir no local para evitar confronto com os pipipã.

2 comentários:

  1. Olá Nádia,

    Gostei muito da sua iniciativa em relaçao ao blog...

    Mas quando pretendemos falar de povos tão massacrados e distorcidos em nossa sociedade devemos ter um pouco mais de cuidado com as informações... iagino que você se preocupa com isso e por isso estou escrevendo pra retificar uma informação...

    Apesar de não ser respeitada pelos habitantes da cidade de Águas Belas as terras indígenas Fulni-ô são demarcadas sim... Há projetos para retificação dessas demarcação que desde muito tempo não é respeitada. Mas que ela existe existe. Inclusive pode-se afirmar que a cidade de Águas belas é que mora os Fulni-ô e não os Fulni-ô que moram em Águas Belas, porque a cidade foi contruída no meio das terras indígenas!

    Abçs
    Carla Romano

    ResponderExcluir
  2. Carla!

    Obrigada pelo seu comentário.
    Aceito sugestões e ajuda sobre o assunto.

    ResponderExcluir