domingo, 7 de setembro de 2008

Conheça um pouco mais sobre os povos indígenas

Conheça um pouco mais sobre os povos participantes

Foto: Idec/Divulgação
Pankararu
Os Pankararu são originários da aldeia Brejo dos Padres, que fica entre as cidades de Jatobá e Tacaratu, no Sertão de Pernambuco. A agricultura é sua principal ocupação e vivem em luta constante pela sobrevivência por conta dos prolongados períodos de seca. A população Pankararu é de sete mil pessoas.

Fulni-ô
Os Fulni-ô vivem no município de Águas Belas, no Agreste do Estado. Apesar da proximidade com a cidade e do contato com a população urbana há mais de 300 anos, a tribo ainda conserva a língua materna – o Yaathe - e as cerimônias espirituais. Ao todo, são sete mil pessoas que não possuem terras demarcadas, mas todos os anos se isolam do mundo contemporâneo num tempo de reclusão espiritual no ritual do Ouricuri.

Xavante
O povo Xavante se autodenomina A´uwê Uptabi, que significa gente verdadeira. A população total é de 28 mil pessoas, sendo cerca de 400 pessoas na Aldeia Etenhiritipa, localizada na terra Indígena Pimentel Barbosa, no Mato Grosso. O povo é guerreiro e caçador, se pinta com jenipapo, carvão e urucum, tira as sobrancelhas e os cílios, usa cordinhas nos pulsos e pernas e uma gravata cerimonial de algodão. O corte de cabelo, os adornos e as pinturas são outras características marcantes da identidade ao povo Xavante.

Foto: Idec/Divulgação
Mehinaku
O povo Mehinaku vive há milhares de anos no mesmo lugar, às margens do Rio Curusevo, na aldeia Uiaipiuku, localizada no Parque Indígena do Xingu - Mato Grosso. São, ao todo, 230 pessoas, sendo 106 nessa aldeia, mas na época dos primeiros contatos, em 1940, quase foram extintos. Sobreviveram firmando casamentos com outros povos do Xingu, construindo uma cultura nova e enriquecida por várias influências.

Um comentário:

  1. Olá, Nádia Mara! Essa sua postagem me ajudou muito com o meu trabalho de História, se puder, pode pôr mais coisas sobre a matéria de História da série do 5º ano? Se responder e pôr, obrigada, agradeço-a muito!
    PS.: Adorei seu blog!
    Beijos!
    acesse: frankyzinha.blogspot.com
    é o meu blog, se puder, siga-o e divulgue-o também!

    ResponderExcluir