terça-feira, 9 de setembro de 2008

Ceci e Peri



Brasil Colonial



D. Antonio Mariz, fidalgo português, recebe caçadores cheios de entusiasmo pelas aventuras em que irão tomar parte. Gonzales, comenta o amor de D. Álvaro por Ceci (Cecília), filha de D. Antonio. Este conta que sua filha foi presa pelos índios Aimorés e libertada por Peri, um índio Guarani, que é apresentado a todos. Em seguida, Ceci surge falando de sua felicidade por estar salva, quando seu pai anuncia seu casamento com D. Álvaro. Apesar de não gostar, Ceci cede ao pai. Peri e Ceci cantam os seus sentimentos apaixonados.
Peri revela saber que os caçadores querem apoderar-se dos bens de D. Antonio, colocando Ceci em risco. Ele jura protegê-la. Em seu quarto, à noite, Ceci canta a esperança de seu amor e adormece. Gonzales invade o aposento de Ceci e a obriga a acompanhá-lo. Ceci é salva por Peri. A casa é invadida pelos Aimorés em guerra. Ceci e Peri são feitos prisioneiros.
Na tribo para onde são levados o cacique apaixona-se por Ceci e quer poupá-la da morte. Peri toma um veneno porque, uma vez morto e servindo de alimento à tribo, conforme ritual de guerra, matará a todos. Quando chega a hora da morte de Peri, a aldeia é invadida pelos homens de D. Antonio, que travam intensa luta praticamente dizimando a população Aimoré.

X

Ceci chora pensando que Peri está morto por ter ingerido veneno.


Os caçadores tramam matar Peri que tinha tomado um antídoto para o veneno feito de ervas silvestres, e D. Antonio e raptar Ceci. D. Antonio pede a Peri que vá embora porque irá destruir os aventureiros. Peri concorda, desde que leve Ceci, salvando-a. D. Antonio permite desde que ele se torne cristão, com o que o guarani concorda.
Peri e Ceci vão embora numa canoa, enquanto D. Antonio explode a sua casa matando a todos os caçadores.
Esse é o enredo da Ópera "O Guarani" de Carlos Gomes, que estreou no Teatro Scala de Milão em 1870, e conta musicalmente a história da formação do povo brasileiro no período colonial. Moacyr nasce como nome próprio, filho de Ceci e Peri.

Um comentário: