sábado, 13 de setembro de 2008

A lenda do Uirapuru

lenda-do-uirapuru.jpg

O desenho acima foi feito pra ilustrar A lenda do Uirapuru, que faz parte do livro O Pará e suas trilhas históricas, de Doralice Araújo.





Certo jovem, não muito belo, era admirado e desejado por todas as moças de sua tribo por tocar flauta maravilhosamente bem. Deram-lhe então o nome de Catuboré, (flauta encantada). Entre elas, a bela Mainá conseguiu o seu amor; casar-se-iam durante a primavera.
Certo dia, já próximo do grande dia, Catuboré foi à pesca e de lá não mais voltou. Saindo a tribo inteira à sua procura, encontraram-no sem vida à sombra de uma árvore, mordido por uma cobra venenosa.
Sepultaram-no no próprio local.
Mainá, desconsolada, passava várias horas a chorar sua grande perda.
A alma de Catuboré, sentindo o sofrimento de sua noiva, lamentava-se profundamente pelo seu infortúnio. Não podendo encontrar paz pediu ajuda ao Deus Tupã. Este então transformou a alma do jovem no pássaro Irapuru, que mesmo com escassa beleza possui um canto maravilhoso, semelhante ao som da flauta, para alegrar a alma de Mainá.
O cantar do Irapuru ainda hoje contagia com seu amor os outros pássaros e todos os seres da Natureza

2 comentários:

  1. E isso e muito massa................

    ResponderExcluir
  2. MEU NOME É ALEXANDRE SOUZA.
    UM AMIGO QUE É APAIXONADO POR PÁSSAROS COMENTOU
    QUE O CANTO DO IRAPURU,FOI DE UM ÍNDIO MUITO FORTE QUE ASSIM DESPERTOU O INTERESSE DE OUTRAS DA TRIBO.ASSIM CAUSOU A IRA DE UM OUTRO ÍNDIO QUE O MATOU.SUA AMADA EM SUA BUSCA,COMEÇOU A CHORAR,QUANDO OUVIU UM LINDO CANTO DE UM PÁSSARO
    QUE HOJE EM DIA,OS BIÓLOGOS DESCOBRIRAM QUE O MESMO CANTA UMA VÊS POR ANO A PROCURA DE UMA FÊMEA.

    ResponderExcluir