domingo, 7 de setembro de 2008

Instrumentos musicais indígenas


























Os índios são amantes da música, praticam em festas de plantação e de colheita, nos ritos da puberdade e nas cerimônias de guerra e religiosas. Os instrumentos musicais são: toró (flauta de taquara), boré (flauta de osso), o mimbi (buzina) e o uaí (tambor de pele e de madeira).

Seu instrumental inclui instrumentos de percussão e sopro, mas classificações próprias dos índios fazem distinções diferentes, com dezenas de categorias para "coisas de fazer música". Os instrumentos podem ser feitos de uma variedade de materiais, como sementes, madeiras, fibras, pedras, objetos cerâmicos, ovos, ossos, chifres e cascos de animais.

* Idiofones: instrumentos que vibram por si mesmos ou por percussão ou atrito, podendo ser tocados diretamente ou soarem em decorrência de movimentos indiretos. Incluem toras de madeira, bastões de percussão, fragmentos de tábuas, chocalhos, guizos, cabaças cheias de pedrinhas ou sementes, crânios, etc.

* Membranofones: instrumentos que soam pela vibração de uma membrana neles distendida, como os tambores. São raros entre os indígenas brasileiros e acredita-se que os existentes sejam cópias de antigos modelos conhecidos através dos primeiros europeus que aqui chegaram.

* Aerofones: soam pela ação do ar no seu interior. Podem ser agitados ou soprados. São os instrumentos mais numerosos e comuns. Sua diversidade é enorme, incluindo instrumentos com funcionamento semelhante às trombetas (com ou sem ressoadores e lingüetas), clarinetes, buzinas, apitos e sobretudo as flautas, de um a vários tubos, com embocadura perpendicular ou longitudinal, havendo mesmo exemplares para sopro nasal.

* Zumbidores: soam quando agitados no ar. Consistem de um cabo decorado ligado por uma corda a uma pequena peça de madeira oval. Ao ser girada rapidamente a peça produz um zumbido forte. Em muitas tribos tem relação direta com a morte, sendo utilizados em cerimônias funerárias e proibidos às mulheres ou crianças. Em outras, porém, serve de brinquedo infantil.

19 comentários:

  1. eu gostei dessa figura porq eu coloquei no meu trabalho de fisíca

    ResponderExcluir
  2. mto interessante essa figura... gostei mtoo

    ResponderExcluir
  3. tb to fazendo trabalho e to desenhando essa
    foto, legal só queria sabe a onde vc arranjo esses instrumento indigena?
    ........mas dexa queto bjos!!!!xaau

    ResponderExcluir
  4. hm, ajudou mt no trabalho de história da minha irmã. TKS ! *-*

    ResponderExcluir
  5. ser indio e muito legal essa pesquisa me ajudou muito Vitoria Formiga MG

    ResponderExcluir
  6. é muito legal em quero depois mais informações bjs.

    ResponderExcluir
  7. foi muito util para o meu trabalho de geografia
    obrigado!

    ResponderExcluir
  8. massa esses instrumentos de musicas kkkk

    ResponderExcluir
  9. Estou cursando Pedagogia( atualmente educação indígena) e descobri esse blog muito interessante sobre os índios. ADOREI!!!

    ResponderExcluir
  10. Nossa,me ajudou muito,estou fazendo um trabalho de historia,sobres os indios e muito obrigada por quem fez este site obrigada mesmo tchau tchau!!!

    ResponderExcluir
  11. obrigado ajudou do meu trabalho de escola

    ResponderExcluir
  12. isso foi ótimo para minha pesquisa da escola sobre os instrumentos musicais dos indios

    ResponderExcluir