domingo, 7 de setembro de 2008

Caboclinho









































Caboclinho é uma dança de origem indígena. Talvez a mais antiga do Brasil, pois seu primeiro registro data de 1584, quando citado pelo Padre Fernão Cardim no seu livro "Tratado e Terra da Gente do Brasil".

Caboclo no Nordeste significa a mistura de índio com branco, e caboclinhos são os filhos dos caboclos.

A dança representa batalhas, caçadas e colheitas. A música, leve e ligeira, é executada por pífanos, reco-recos e ganzás, acompanhada pelos estalidosque os dançarinos fazem com seus arcos e flexas.

As coreografias são muito ricas, com passos que exigem desenvoltura e excelente forma física.,




As figuras da dança são:Cacique, Índia-Chefe, Capitão, Tenente, Perós(meninos e meninas), Porta-Estandarte, Caboclos de Baque(músicos), Caboclos e Caboclas.


A música, leve e ligeira, é executada por pífanos, surdos e maracás, com reco-recos e ganzás a eles se incorporando, eventualmente. Marcando o ritmo, os dançarinos utilizam os estalidos secos das " preacas", conjuntos de arco e flecha.


A indumentária utilizada pelos Caboclinhos, ricamente enfeitadas com penas, é composta por saiotes, cocares (enfeites de cabeça) e ataca nos punhos e tornozelos, todos de pena de ema, avestruz ou pavão, além de colares com dentes de animais e pequenas cabaças presas à cintura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário