domingo, 7 de setembro de 2008

A cultura indígena é basicamente oral.






A cultura indígena é basicamente oral, nela a música é uma extensão da fala, e seus limites às vezes são sutis e imprecisos. Um discurso pode acabar em canto, ou o inverso. Dentre as espécies vocais, existem subdivisões de acordo com o objetivo de cada canção:

* Narrativas: falas com diferentes graus de formalidade, desde as cotidianas entoadas por qualquer pessoa até as falas restritas a homens adultos executadas na praça central.

* Instrutivas: narrações veiculando regras, costumes e tradições, transmitidas através do canto ou prédica emocional pelos adultos a crianças, ou relatando de expedições de caça e narrativas míticas. A vocalização é muito flexível e expressiva, e o cantor serve-se de recursos tonais, timbrísticos, fonéticos e rítmicos para dar sentido a seu enunciado.

* Canções: identificadas por seus conteúdos textuais, os quais é freqüente se referirem a algum animal e a seu comportamento, sendo que na ação ritual as identidades do cantor e do animal são combinadas. Muitas se referem ao amor e ao prazer sexual de modo desinibido, feliz e direto. Freqüentemente se transita entre a cantoria e a narrativa gestualizada não-musical.

* Invocações: executadas, geralmente em voz baixa, com fins práticos ou medicinais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário