sábado, 22 de agosto de 2009

Caboclinho



















Caboclinho é um bailado de origem indígena , representa, com música e dança característica, um drama que simboliza batalhas, caçada e colheitas.
A música, leve e ligeira, é executada por pífanos, surdos , maracás, reco-recos e ganzás.
As coreografias são ricas e, entre as mais conhecidas, podemos citar o ataque de guerra, a aldeia, o cipó e a emboscada. As danças mais utilizadas são a guerra e o baião (ou baiano), entre outras, sendo conhecidas genericamente por Toré. Com exceção dos músicos, todos os demais se envolvem num bailado rápido, que exige desenvoltura e, principalmente, excelente forma física, pois se abaixam e se levantam agilmente, ao mesmo tempo em que rodopiam, apoiando-se nas pontas dos pés e calcanhares.

A indumentária utilizada pelos Caboclinhos, ricamente enfeitadas com penas, é composta por saiotes, cocares (enfeites de cabeça) e ataca nos punhos e tornozelos, todos de pena de ema, avestruz ou pavão, além de colares com dentes de animais e pequenas cabaças presas à cintura.

Os Caboclinhos possuem seus personagens, com funções específicas dentro do bailado: o Cacique (ou Caboclo-Velho), a Índia-Chefe (ou Mãe-da-Tribo), o Pajé, o Matrua, o Capitão, o Tenente, os Perós (meninos e meninas), o Porta-Estandarte, os Caboclos de Baque (músicos) e os caboclos e caboclas.

2 comentários:

  1. Nádia, super bacana conhecer e entender desses rituais. Dá para entender melhor as origens. Fico abismado de pensar como chegamos ao "mauricismo ôco". Não comemoramos nada, não lutamos por nada... só dinheiro, excesso de trabalho escravo e futilidades. Será que estou pirando ou a simplicidade das coisas torna tudo melhor e mais gostoso?!
    Beijos de gerânios piscando para você. Manoel.

    ResponderExcluir
  2. Manuel,
    Precisamos de muito pouco para sermos felizes.
    As melhores coisas da vida são feitas com simplicidade.

    ResponderExcluir